Uma parcela florestal é um bom investimento?
Quando os proprietários se preparam para vender um determinado lote florestal (parcela ou produto), muitas vezes subestimam o seu valor. É comum o desconhecimento sobre qual a melhor altura para vender a produção e qual a maturidade certa para o fazer, o que pode influenciar muito o resultado final da venda.
Vantagens e devantagens de possuir uma propriedade florestal
Se está a ponderar a venda da sua parcela florestal, convidamo-lo a familiarizar-se com algumas vantagens e desvantagens de tal decisão a tomar.
Vantagens:
- Uma propriedade florestal pode servir como garantia para obter um financiamento bancário contribuindo para a aquisição de outro imóvel (por exemplo).
- De certa forma, uma propriedade florestal pode ser comparada a um pequeno negócio e se for gerida adequadamente, tornar-se-á uma fonte de rendimento a médio-longo prazo.
- Pode manter toda a propriedade e vender a sua produção (madeira, cortiça, pinhas, etc.) para abate e depois regenerá-la.
- Pode ser possível alterar o objectivo da parcela florestal.
- Pode obter apoio do estado ou da UE para determinados projectos de gestão florestal ou até mesmo para a aquisição de equipamentos.
- Pode transferir a floresta para os seus familiares por meio de herança, para que estes possam continuar a cuidar dela.
- etc.
Desvantagens:
- Como proprietário florestal, terá de pagar impostos, mesmo que a madeira seja cortada por outras pessoas ou empresas.
- Tem total responsabilidade pela gestão e manutenção da floresta. Se não o fizer, poderá incorrer em multas e outras penalizações.
- Cuidar da floresta pode ser difícil se residir longe, especialmente se estiver a viver no estrangeiro.
- Será da sua responsabilidade proteger a propriedade florestal de possíveis roubos.
- Sem conhecimentos do sector silvícola, o proprietário poderá continuar a ser enganado por empresas ou indivíduos que prestem serviços florestais, e ainda será responsável por eventuais violações que ocorram.
Necessitará de conhecimentos e competências para que a parcela florestal que possui não se torne um encargo para si, mas com a manutenção adequada e sabendo quando se atinge a maturidade certa, a sua decisão pode ser compensada. A floresta é um investimento de futuro!