Consulta sem compromisso: (+351) 910 714 850

Como o princípio de leilão assegura o preço mais elevado para a floresta?

Porquê um leilão?

Os leilões da Bolsa Florestal funcionam de forma semelhante a outras plataformas de leilões nacionais. – O vendedor estabelece o preço inicial e os compradores licitam e aumentam o seu valor. O vencedor é aquele que chegar com valor mais elevado ao final do leilão. É esta a característica que torna o Leilão Florestal diferente dos outros? Não, mas é mais fácil e seguro para que o proprietário possa vender a sua madeira.

O mercado silvícola é muito vasto. A madeira é uma das matérias-primas mais procuradas e utilizadas na produção de bens, tanto para o mercado interno como para exportação. Contudo, a Bolsa Florestal não surgiu pelo potencial do mercado florestal, mas sim pela forte vontade de resolver os problemas que lhes são intrínsecos, de uma forma justa, honesta e eficiente. Esta é então a primeira e única plataforma de leilões, dedicada ao sector silvícola e florestal em Portugal.  Pretende-se construir uma equipa de colaboradores com sólida experiência em vendas e silvicultura para colocar ao serviço dos Portugueses. O principal objectivo é então desenvolver negócios transparentes no campo da silvicultura e ajudar o proprietário a vender a sua floresta por valores mais elevados.

Vantagens dos leilões florestais

As florestas são um investimento real e tangível, contudo também estão sujeitas a riscos e crises diversas. Por esse motivo é comum que haja oportunistas que tentem lucrar com o prejuízo dos proprietários florestais – compram parcelas florestais muito mais baratas do que realmente valem, e depois vendem-nas pelo seu verdadeiro valor. Isto só sucede porque grande parte das pessoas não sabe como avaliar e determinar o valor da sua parcela florestal. Sabia que há diversas oportunidades para rentabilizar a sua floresta, seja pela certificação ou pela concretização de um projecto apoiado com fundos da UE, seja para a agricultura ou até mesmo para o turismo, comércio ou serviços?

Na Bolsa Florestal estamos bem cientes de tudo isso e estamos activamente empenhados em vender a sua parcela florestal, pois esse é o nosso trabalho e é daí que virá a nossa compensação.

As empresas de comércio de madeiras nunca pagarão a um intermediário o mesmo montante que poderia ser efectivamente atingido em leilão.

As empresas registadas na Bolsa Florestal são honestas, fiáveis e solventes, logo, pode ficar tranquilo e seguro de que o comprador pode pagar pelo seu lote florestal.

Mesmo existindo muitas organizações e empresas em Portugal que apoiam os proprietários/produtores florestais a vender a sua parcela florestal, nenhuma delas tem obrigação para com os comerciantes ou vendedores florestais. Isto significa que, quando tenta vender a sua parcela florestal através de uma dessas organizações ou empresas, pode acontecer que não consiga vender a sua floresta. Num leilão florestal, os compradores que são qualificados para tal, licitam em consciência para adquirir uma determinada parcela florestal e estão comprometidos a comprá-la e pagá-la.

Logo a Bolsa Florestal não é diferente de outras plataformas de leilões reconhecidas em Portugal, em termos de transparência, imparcialidade e princípios de funcionamento.