A Minority Denim, empresa de desenvolvimentos e acabamentos têxtil, sediada em Famalicão, acaba de desenvolver um sistema de tingimento natural feito à base de desperdícios orgânicos e sem recurso a produtos químicos.

A nova invenção chama-se BioTint e tem como missão “utilizar materiais orgânicos como folha de eucalipto, café usado, casca de cebola, rubia, restos de madeira e sementes, e transformá-los em tingimentos naturais para têxteis de várias cores”.

 

“É um processo inovador que reduz significativamente o impacto ambiental e que espelha a tendência crescente de aliar a moda e a sustentabilidade”, adiante a Câmara de Famalicão, em comunicado.

Retalhos com amostras de matéria orgânica. Foto: Divulgação

De acordo com Diogo Aguiar, CEO da Minority Denim e elemento experiente no ramo do desenvolvimento de lavagens e tingimentos têxtil, com passagens pelas tinturarias Pincoltêxteis e Wetawash, o BioTint começou a ser desenvolvido há três anos e está no mercado desde o início deste ano.

“O feedback está a ser muito positivo porque este projeto vai muito mais além da questão da sustentabilidade. São resíduos que à partida não teriam valor acrescentado na economia e nós voltamos a dar uma segunda vida a estas matérias-primas no tingimento das peças”, refere o empresário de 34 anos, natural da freguesia de Cavalões.

O BioTint foi totalmente concebido pela empresa famalicense no seu laboratório de desenvolvimento na área têxtil. A recolha dos materiais orgânicos é garantida pela Minority Denim, que assegura também, dentro de portas, todas as fases de produção. “Estamos neste momento a desenvolver equipamento para podermos aumentar a nossa capacidade”, adianta.

Com o BioTint, a empresa conseguiu já obter uma paleta de nove cores para tingimento natural: Rosa, laranja e amarelo são algumas das cores testadas e, neste momento, estão em desenvolvimento cinco novas cores.

Diogo Aguiar espera conquistar clientes que partilhem dos mesmos ideais de sustentabilidade e de economia circular e que demonstrem interesse neste produto específico.

“Tentaremos trabalhar com clientes de diferentes áreas de produto para que o interesse não se esgote facilmente. Acreditamos que o mercado como cliente final será maioritariamente internacional, mas os nossos clientes poderão muito bem ser produtores nacionais. Contudo, tentaremos estar muito ligados às marcas que o utilizem para podermos passar o máximo de informação possível para potenciar a comunicação e a acreditação”.

Com três colaboradores, a Minority Denim está instalada no Parque Industrial de Avidos, Vila Nova de Famalicão, onde em abril de 2019 inaugurou novas instalações, com o apoio do Famalicão Made IN.

Fonte:https://ominho.pt/startup-de-famalicao-elimina-corantes-quimicos-e-tinge-roupa-com-desperdicios-organicos/