Consulta sem compromisso: (+351) 910 714 850

Como se realizam os leilões florestais?

O que é um leilão florestal?

Para os proprietários florestais, um leilão florestal é o primeiro passo para vender a sua floresta por um valor mais elevado. A venda da parcela florestal acontece numa plataforma única de leilões online.

A execução deste projecto da Bolsa Florestal é alicerçado numa sólida experiência do sector da floresta e do mercado silvícola. E na execução constante de consultas sobre a evolução dos preços das madeiras e sobre os diversos assuntos que influenciam o sector bem como no acompanhamento de eventuais inovações que possam surgir.

Na Bolsa Florestal os investidores e empresas podem comprar parcelas florestais de forma rápida e conveniente.

Porquê vender uma floresta em leilão?

– O VALOR MAIS ALTO DA FLORESTA é assegurado pelos princípios de um leilão livre em que só é permitida a participação de entidades fidedignas e que dêem provas de serem cumpridoras.

A sua parcela florestal vale mais do que pensa. Tudo o que precisa de saber é o número cadastral da parcela. Fale connosco.

Como é que funciona o leilão?

A pedido do proprietário, é feita uma avaliação florestal e é então estabelecido um valor inicial ou de reserva, acordado com o proprietário, a partir do qual o leilão terá início, ou a partir do qual a venda será considerada definitiva. O leilão tem início e fim à hora determinada e anunciada, e normalmente demora 2 semanas. Apenas as empresas registadas na plataforma e que assinam acordo com a Bolsa Florestal podem participar no leilão.

O leilão é ganho pelo licitante que tenha chegado ao fim do período de recepção de licitações, com o valor mais elevado para a aquisição da parcela florestal. O vencedor compromete-se a comprar o lote e deve assinar o Contrato de Compra e Venda o mais tardar 20 dias após o início do anúncio do leilão. Se o leilão terminar sem licitações, considera-se que este não se realizou.

A participação de todas as partes interessadas (compradores, vendedores e a Bolsa Florestal) no leilão é definida por regras especiais. Ao participar no leilão, todas as partes comprometem-se a cumpri-las.

Como posso submeter a minha parcela florestal a leilão?

Para vender a sua floresta na nossa plataforma, preencha o formulário de leilão, contacte-nos pelo número +351 910 714 850 ou por email para geral@bolsaflorestal.com. Ao conhecer o número cadastral da sua propriedade, os nossos colaboradores de vendas vão-lhe dar informações detalhadas sobre o valor do seu lote florestal e confirmam se o mesmo é adequado para a concretização de um leilão. Caso o seu lote florestal seja aprovado para a realização do leilão, então está apto a tomar parte de uma excelent oportunidade, a de vender a sua madeira pelo melhor valor de mercado, e todo o processo de venda será tratado por si.

Ao utilizar a calculadora de valor florestal, preenchendo e contactando a Bolsa florestal, não se compromete a nada. O leilão só é anunciado após o preço inicial ter sido acordado com o proprietário florestal e este ter assinado o pedido de realização de leilão.

Quanto é que o serviço de leilão me custará?

Os nossos serviços são livres de custos para o proprietário florestal que assina a candidatura de realização de leilão. Não se arrisca a nada ao tentar ganhar mais. A taxa do vencedor do leilão é paga pelo vencedor do leilão – o comprador da parcela florestal.

Qual será o valor da minha parcela florestal em leilão?

A pedido do proprietário florestal, a Bolsa Florestal irá realizar uma avaliação florestal. Será então necessário a referência cadastral para determinar o lote e calcular o valor da parcela florestal, sendo depois efectuadas inspecções ao local, conforme necessário.

Transacções anteriores de parcelas florestais semelhantes, tendências de preços de leilões, dados oficiais do mercado, geomorfologia, tipo de plantação, tudo é tido em conta. Uma vez determinado o valor da parcela florestal, o valor inicial do leilão é acordado com o proprietário. Só se irá saber qual é o valor final de venda no final do leilão.

Quanto dinheiro é que irei realmente receber?

Aquele que será visível no seu leilão.

Como posso saber quem está a competir pela minha floresta, participando no leilão?

Só as empresas registadas na plataforma e que assinam o acordo com a Bolsa Florestal podem participar em leilões florestais. A maioria delas são bem conhecidas no mercado silvícola e dão provas da sua solvência e fiabilidade.

A Bolsa Florestal segue todos os princípios de transparência, pelo que a participação em leilão é anónima. Os interessados não sabem quem participa, apenas conseguem visualizar as suas licitações. Os participantes em cada leilão apenas poderam ser simbolicamente referenciados. Por vezes, os observadores dos leilões podem pensar erradamente que todos os leilões são ganhos pelo mesmo participante a ou b. Esse não é definitivamente o caso e estão envolvidas diferentes empresas. Só que de cada vez que a referência para cada leilão é atribuída aos participantes, essa pode ser igual mas para um participante diferente, garantindo assim o anonimato.

É importante lembrar que há sempre a possibilidade da sua parcela e as licitações a que está sujeita, possam estar a ser monitorizadas por diveras empresas que muitas vezes começam a licitar apenas no s últimos minutos.

Como posso fazer do meu leilão um sucesso?

Enquanto proprietário você escolheu o método de venda que lhe garante o real valor de mercado, o método da Bolsa Florestal, agora deixe os nossos profissionais trabalhar por si.

Pode no entanto partilhar o seu link de leilão florestal e convidar outros compradores florestais interessados a participar no seu leilão e esperar calmamente que este termine. Aconselhamos a imprimir o código QR da página do seu leilão e afixar no local mais visível da sua mata, assim qualquer comprador que passe irá saber que aquela parcela está à venda.

Porque é que o proprietário não deve efectuar por sua conta e risco a pesquisa por outros compradores, enquanto decorre o leilão?

O leilão decorre na medida em que os potenciais compradores competem pelo lote a ser vendido. Nenhum participante sabe por quanto a floresta será vendida até que o leilão termine.

Ao ver um negócio atractivo, os compradores florestais não hesitam em oferecer um preço mais elevado. No entanto, se está a contactar com comerciantes que não conhece para participarem num leilão criado e promovido por sua própria iniciativa, pode vir a prejudicar a sua reputação enquanto vendedor.

As mesmas empresas participantes no leilão que encontraram informações sobre o seu lote floresta noutro local – e especialmente a um preço diferente – podem questionar a seriedade das suas intenções. Não baixe o preço da sua parcela florestal, não ceda a provocações para vender por uma quantia mais baixa. O leilão é um pouco como o jogo, por isso não mostre todas as suas cartas. Afinal de contas, não está a arriscar nada – acordámos um valor inicial, e a sua floresta não será vendida por um valor mais baixo.

Será que todos os potenciais compradores florestais vão encontrar a minha parcela florestal?

Os agentes do sector silvícola activos no mercado, estão conscientes da possibilidade de aquirir parcelas florestais prontas para corte, através da nossa plataforma. Cada leilão florestal anunciado publicamente é acompanhado de dados florestais básicos: preços de venda iniciais e actuais, data de fim do leilão, ofertas actuais e o seu número. O número cadastral, endereço, maturidade florestal, espécies, grupo e coordenadas são indicados na página do leilão. Os licitadores regulares, outras empresas e investidores florestais são informados diáriamente através de mensagens pessoais. Vender a sua parcela florestal é o objectivo do nosso trabalho, por isso garantimos o envolvimento constante dos participantes nos leilões.

Durante quanto tempo é que os compradores poderão competir pela minha floresta?

Os leilões duram geralmente cerca de 2 semanas, o que é suficiente para obter propostas de compradores interessados. No entanto, os leilões podem ser encurtados ou alargados, dependendo das circunstâncias.

O que acontece depois de o leilão terminar com a oferta mais alta?

No final do leilão, todas as partes envolvidas serão notificadas sobre o vencedor do leilão. O leilão é considerado como tendo ocorrido se o preço de venda inicial acordado com o proprietário florestal tiver sido atingido ou ultrapassado pelas licitações. Com a nossa ajuda, o processo de venda do lote florestal começa imediatamente.

Talvez eu próprio o vendesse mais caro?

As vendas florestais são um processo que requer conhecimentos e experiência especiais, o que leva muito tempo. A prática mostra que os melhores resultados são alcançados quando todos fazem o seu trabalho. É pouco provável que um comerciante florestal ofereça(de modo directo) a mesma quantia que o proprietário pode atingir com a Bolsa Florestal, porque ao fazer propostas presenciais, o comprador não sente a pressão da competitividade, o proprietário tem menos poder de negociação e corre o risco constante de ser enganado por dispor de pouca experiência. Afinal de contas, a maioria dos proprietários florestais só se cruza com vendas de lotes florestais uma vez ou duas na vida.

A Bolsa Florestal não beneficia apenas os proprietários florestais. Para os comerciantes florestais, a plataforma de leilões também significa uma transacção segura e conveniente, porque ajudamos a organizar os documentos em todas as fases até ao acordo final com o proprietário florestal.

Se não houver compradores, posso voltar a colocar o lote em leilão?

Sim, tem a oportunidade de voltar a submeter um leilão para a sua parcela de forma gratuita. Contudo isso deve ser primeiro acordado com um colaborador nosso, especialista em vendas florestais.

Pode não haver licitações para a minha parcela florestal?

A localização ou composição do lote florestal pode ser um dos factores pelos quais parece pouco atractiva aos compradores. Se a sua parcela florestal não tem um valor intrínseco considerável, ou seja, a sua composição é de baixo valor, fixar um valor inicial demasiado elevado pode dissuadir potenciais compradores. Para além disso, uma razão comum que determina o número de licitações é o facto de já ter oferecido a sua parcela florestal a diversos comerciantes, ou seja, utilizar outros métodos de venda antes de ter decidido participar na Bolsa Florestal. Isto significa que outros sabem que podem comprar a sua parcela florestal por valores mais baixos e não fixam um preço mais elevado.

Porque é que a minha parcela florestal vale tão pouco?

O preço de uma floresta é determinado por diversos factores que muitos desconhecem e nem se lembram. Por exemplo, se não tiver feito medições cadastrais da sua parcela e todos os vizinhos já o tiverem feito, é possível que essas parcelas vizinhas estejam a “ultrapassar” as estremas da sua propriedade florestal.

A madeira pode ser danificada por pragas, e os seus danos são muitas vezes difíceis de notar para uma pessoa comum.

A beleza não é tudo. Se a extracção da madeira tiver de ser efectuada por vias estreitas e suscectíveis a danos e conflitos com vizinhos, isso também poderá influenciar o preço da sua mata.