Quem compra floresta em Portugal e como obter o preço mais elevado por ela?
Estamos cientes de que o proprietário florestal pretende vender o seu lote apenas pelas melhores condições e pelo valor mais alto possível.
Pelo menos a venda não deve ser uma fase complicada, pois só em Portugal existem várias centenas de empresas interessadas na aquisição de matas de floresta de produção. Contudo, a possibilidade de obter um valor elevado dependerá de muitosfactores e atitudes, incluindo o modo como desempenha as suas funções como proprietário florestal.

Quem compra florestas em Portugal?
Em Portugal as florestas são maioritariamente adquiridas por empresas e pessoas que se dedicam a actividades florestais. Em geral, mantêm, replantam e cultivam florestas a fim de as cortar e obter lucro com a venda de madeira.
Para além desses, as propriedades florestais podem também ser adquiridas por indivíduos ou empresas com interesse no turismo, para estes as florestas mais atractivas são as que se encontram perto de massas de água ou em lugares pitorescos.
Em qualquer caso, embora não seja possível dizer com rigor antecipado quanto vale a sua parcela, uma vez que depende de muitos factores, uma parte significativa do preço ainda vai depender de si.
Como obter o preço mais elevado possível para a sua floresta?
- O proprietário deve cuidar da sua floresta mantendo-a limpa, não deixar árvores feridas ou partidas e deve preservar o seu estado. Será muito mais difícil vender uma parcela florestal desordenada e abandonada a um preço razoável. Isto é especialmente importante para pessoas que tenham herdado ou obtido a propriedade em condições de abandono, mas que não tencionam cuidar dela. Neste caso, é melhor contratar um profissional ou celebrar um contrato de manutenção com profissionais vizinhos.
- Manter as estradas e vias de acesso bem conservadas perto da sua propriedade. Facilitar o acesso de viaturas de combate a incêndios.
- Monitorizar o estado das árvores, detectar e comunicar doenças ou pragas que as tenham infestado até que se tenham disseminado.
- Proteja a floresta do abate ilegal e roubo de madeira – poderá ter de responder pelo abate ilegal, e uma floresta total ou parcialmente abatida não será atractiva para potênciais compradores.
- Ao vender uma propriedade florestal para abate, saiba se o montante oferecido inclui ou não os impostos que o proprietário da floresta deve pagar.
- De forma alguma deve vender a floresta sem contrato; não tentar e não permitir propostas para contornar a lei. As vendas e explorações florestais são muitas vezes monitorizadas pelo Estado, pelo que as violações mais cedo ou mais tarde se tornarão detectáveis.
- Não se limite apenas a uma ou duas ofertas, tente obter o maior número possível delas. Isto é possível através da participação nos nossos leilões.
- Permita que o estado e o valor da floresta sejam determinados por profissionais florestais imparciais e não por pessoas propostas pelo comprador.